15.5.12

Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu

Fui a Foz do Iguaçu para o Salão Internacional do Livro, evento que abrigou a cerimônia do Prêmio Cataratas de Contos e Poesias - ambos são organizados pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Durante o evento, tive a oportunidade de conhecer muitos autores da região, como, por exemplo: Sidclei, Lhaisa, Jeane, Nilton, Juca, Inês, Marisete... sem esquecer do Tio Bahia, o poeta barrageiro. Também pude conversar bastante com os outros premiados: Tatiana Alves, do Rio, Bárbara Lia, de Curitiba, e Emir Ross, de Porto Alegre. Além disso, fui muito bem recebido pelo pessoal que estava organizando o evento: Dayana, Erica, Maiara, Dani e Kelly - entre muitos outros e outras.

Por fim, tive também o grande prazer de encontrar por lá o Denner, um amigo da faculdade, e o Ramon, um amigo dos tempos de escola primária. Destaco também a oportunidade de conversar com o Eric Nepomuceno, tradutor para o português de todas as obras do Eduardo Galeano, autor uruguaio que me inspirou a escrever mais. A única lástima ficou por conta do desencontro com a amiga Francine Souza, que foi até a feira (e até comprou um Colcha de Retalhos), mas não nos encontramos.

Publico abaixo uma nota do Portal Clickfoz sobre a premiação:


Prêmio Cataratas de Conto e Poesia conhece vencedores de edição 2012

Na última noite do Salão Internacional do Livro, os vencedores da edição 2012 do Prêmio Cataratas de Conto e Poesia foram conhecidos durante premiação no auditório 1. Este ano foram inscritos 349 participantes vindos de todo o país e da Europa.

A noite foi aberta com a participação dos grupos teatrais SDS e Vida é sonho, que interpretaram os trabalhos premiados nas duas categorias principais deste ano.

Na categoria Poesia a vencedora foi Tatiana Alves Soares, do Rio de Janeiro. “É uma honra poder estar aqui e ser premiada num concurso que já é tradicional. O que fiz no meu poema “Ponto” foi uma brincadeira linguística e que conseguiu ser transmitida com perfeição pelo grupo de teatro, adorei a homenagem”.

O segundo lugar ficou com Barbara Soares, de Curitiba, e o terceiro com Rodrigo Domit, de Londrina. “Quero agradecer a oportunidade de participar de um concurso e dessa interação, pois acredito que são experiências essenciais para os autores. Parabenizo também a Fundação por possibilitar o acesso livre das pessoas a uma feira desta qualidade. Hoje o que vemos pelo país são eventos estritamente comerciais, e aqui vemos que o foco é a cultura”, disse Domit.

Na categoria contos, o primeiro lugar ficou com Emir Ross, de Porto Alegre. “O conselho que dou é que não joguem fora suas produções pois elas sempre podem ser reaproveitadas”, disse referindo-se ao texto vencedor que sofreu várias alterações antes de ser encaminhado ao concurso.

O segundo lugar ficou com Daniele de Souza e o terceiro com Zulmar José Lopes.

Na categoria especial para escritores de Foz do Iguaçu, o vencedor em poesia foi Sidclei Nagasawa. “Prometi a um amigo que venceu esse concurso que também venceria; E hoje recebo o prêmio. É uma honra poder compartilhar com meus colegas da Academia de Letras aqui da cidade essa premiação”.

Na categoria conto, o vencedor foi Evandro Luiz dos Santos. “Não sou de escrever, mas escrevi esse conto em homenagem a uma pessoa que não sabia ler e mesmo assim sempre me contou muitas histórias durante a infância: minha avó, que trazia a literatura de cordel e me ensinou a gostar de contos”.

A entrega dos prêmios foi realizada com a participação de escritores locais e representantes da Fundação Cultural, idealizadora do evento.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário